Aos Blogueiros Decentes

Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos,

como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...

(Saint-Exupéry)




24 de dezembro de 2009

Ainda que...

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos,
se não tiver Amor,
serei como o bronze que soa,
ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar
e conheça todos os mistérios e toda a ciência;
ainda que eu tenha tamanha fé
ao ponto de transportar montes,
se não tiver Amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres,
e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado,
se não tiver Amor, nada disso me aproveitará.

O Amor é paciente, é benigno,
o Amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não procura os seus interesses,
não se exaspera, não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça,
mas regozija-se com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O Amor jamais acaba;
mas havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, passará;
porque em parte conhecemos,
e em parte profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito,
então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino,
falava como menino, sentia como menino, pensava como menino;
quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
Porque agora vemos como em espelho,
obscuramente, então veremos face a face;
agora conheço em parte,
então conhecerei como sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o Amor:
porém o maior destes é o Amor.

(Coríntios)

Nenhum comentário: