Aos Blogueiros Decentes

Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos,

como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...

(Saint-Exupéry)




29 de maio de 2009

Imagem... pra lamentar!

Esta semana assisti uma palestra onde se podia notar a diferença social e cultural de muitos na platéia.
O palestrante deu o seu recado de forma convincente, provocando risos nos presentes com bom humor, boa expressão e retórica.
Em determinado momento, referindo-se a um homem de mais idade na platéia e para destacar aquela figura dos demais saiu-se com a expressão:
- O senhor parece um deputado!...

Sem surpresa, muitos dos que assistiam a palestra notaram (como eu) que esse senhor fez um gesto indicando o próprio peito e negando de forma veemente, como se dissesse:
- Eu não!
Olhei ao redor e vi que a grande maioria dos presentes aprovou a atitude do homem.

E eu teria feito exatamente o mesmo, apenas com muito mais veemência:
EU NÃO!!!

Considerando que a expressão sempre foi utilizada para elogiar alguém,
fiquei pensando sobre as razões que fizeram o termo, antes respeitoso, passar a ser visto com tanto constrangimento...

Nenhum comentário: