Aos Blogueiros Decentes

Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos,

como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...

(Saint-Exupéry)




9 de junho de 2009

FHC, Lula e a Recessão...

http://economia.uol.com.br
PIB cai 0,8% no 1º trimestre, e país confirma 1ª recessão desde 2003

No governo FHC o Brasil enfrentou 6 crises mundiais muito fortes.
FHC engoliu muito “sapo” (barbudo e não barbudo) e teve que aplicar muita diplomacia, mesmo sob excesso de pancada de todos os lados (basta lembrar do Congresso da época), mas também precisou superar a obstrução sistemática (DE TUDO) praticada pelo pt, que dificultava a administração do PSDB e se orgulhava disso, independente de benefícios para o País e para a população.

O PROER (para citar apenas UM exemplo) que serviu de argumento aos petistas para esculhambação do governo FHC e para a chegada do pt ao governo brasileiro, mostra atualmente que foi inteligente e era vital para o Futuro do nosso País.
Quem fez o PROER tinha visão de futuro e responsabilidade com a Nação!

Não podemos esquecer que o governo Lula viveu “Céu de Brigadeiro” durante 6 anos (com a solidez da economia deixada pelo FHC).
E o que acontece na primeira “Marolinha” (crise mundial aos olhos de Lula)...?
Nas mãos de Lula, o Brasil entra e Recessão na primeira “Marolinha”!

4 comentários:

Anônimo disse...

Então quer dizer que o Brasil estaria melhor se tivesse continuado com a política de pedir dinheiro emprestado do FMI? E que todos os outros paises em crise hoje são governados pelo LULA! Como se não tivessemos enfrentado crises com FHC... Sentimos muito menos o impacto da crise hoje do que sentíamos na era FHC. Naquela época o FMI já teria vindo aqui ditar as regras de como deveríamos controlar nossos gastos; e o que aconteceu na verdade? Nos visitaram para PEDIR dinheiro emprestado! Eu sei que vai ter um monte de mas, mas, mas, mas... pra justificar o bom desempenho do governo Lula e apenas haverá entusiasmo para criticar como se nos governos passados nada disse tenha acontecido. Ah! hoje tem muito desemprego... sempre teve! Amigo comerciante diz que hoje o comércio tá triste...sempre reclamaram... Nossa que corrupção no governo Lula... sempre teve! Eu queria saber o que nossos críticos de hoje diriam se o Lula vendesse a Petrobras que tem lucro de 30bi por apenas 15bi e ainda financiasse esta quantia com o nosso dinheiro do BNDS! Ou vai me dizer que vc esqueceu do que o FHC fez com a Vale?

Celso disse...

Um dos grandes problemas da Democracia é "Permitir opiniões de todos e de todos os níveis".
Diferentemente de outras ideologias, me considero um democrata e vou permitir que esse comentário continue ai.
Mas só farei comentários sobre afirmações de leitores (ainda muito poucos) que se identifique.
No mais...
o Post menciona apenas uma ínfima ponta do Iceberg.

André Ribeiro Fonseca disse...

Olá Celso
Para quem se coloca assim tão politizado e apaixonado pela democracia não deveria ver a divergência de opinião como um "problema" da democracia, pelo contrário, deveria considerar esta liberdade uma benção! Como seria possível conceber uma democracia sem esta liberdade??? Seu comentário para o que o anônimo disse aí acima me leva a pensar em duas coisas: 1) Acho que é VOCÊ quem não sabe o que está dizendo! Não entende que o principal valor da democracia é, entre outras coisas, a liberdade de expressão e que esta é sua essência e não o seu problema! 2) Se esta sua definição de democracia sai da boca do Lula e não da sua, tenho certeza que você gostaria de criar mais um post para adicioná-la à lista de "besteiras" que o Lula fala como a tal "marolinha". Prefiro escutar que estas besteiras que o Lula anda dizendo do que ouvir: 1. Aposentado é vagabundo! 2. País que não tem dívida não tem crédito! 3. Brasileiro é caipira! 4. Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor! 5. Esqueçam o que escrevi... Poderia continuar com a lista, mas vamos terminar com a pérola de hoje: "...esse é o problema da democracia..." Ahhh, e dessa vez eu não deixei de publicar meu nome para que você continue democrata e não deixe de postar o seu comentário!

Celso disse...

Olá André

Na verdade não me considero tão "politizado" assim.
Minha preocupação sempre foi maior com a Honra, a Honestidade e a Dignidade (em baixa, muito em baixa, nos últimos 6,5 anos no governo do Brasil) e a preocupação com a decência, muito mais que com a política.
Para mim picareta é picareta sob qualquer bandeira!
Não prego que FHC tenha sido um SANTO...
MAS COMO TEMOS DEMÔNIOS DE 2003 ATÉ AGORA...!!!!!
Concorda?
PT, PMDB, PSDB, PP, PR e todos os grupos de parlamentares que se unem para sacanear o povo em benefício próprio e alegam “ignorância” quando são pegos, assim como todos os grupos que lutam para impedir apurações em tudo, como POR EXEMPLO, impedir a CPI da "Petobráis" e impedir a transparência dos gastos nos cartões corporativos e impedir que dólares viajem nas cuecas e impedir aportes de milhões de reais da Telemar na empresinha de fundo de quintal do filho do presidente, e infindáveis e inesgotáveis suspeitas, acusações e comprovações que surgem na mídia e aparecem também pela incompetência e pelas trapalhadas dos “amigos aloprados”...
Sou um Democrata, sim.
E continuo entendendo que "o grande problema da Democracia" é permitir que picaretas aparentem o que não são para as pessoas mais simples e ingênuas, assim, sabe, como hitler pregou para seus iguais, deixando uma boa herança para quem não tem escrúpulos utilizar.
É, sim, um grande problema da Democracia (continuo Democrata) após o Procurador Geral definir os envolvidos como “os 40 ladrões” (E O ALÍ-BABÁ?), a população ouvir algumas personalidades afirmarem sistematicamente que “Não existiu Mensalão”...!!!
Acredita em Papai-Noel e Coelhinho de Páscoa?
Apesar de não “extirpar” o comentário, continuo pensando que um dos grandes problemas da Democracia é permitir que pessoas expressem opiniões sobre o mérito do governo Lula pagar o FMI.
Lula utilizou (e utiliza) a solidez da economia deixada pelo FHC, mesmo abaixo de “Cacete permanente” e de "obstrução sistemática", pouco importando os benefícios para o país.
À César o que é de César!
Para alguns ingênuos o mérito do Brasil ter se desvinculado do FMI foi... de Lula!
FHC, santo ou demônio, nunca disse “que não sabia de nada”!
Cara!
Tem tanta sujeira de 2003 para cá, muito mais que nos “cinco século” comonuncaseviunesseepais!!!!

Tenho orgulho de ser um Democrata
(o blog é meu e seu comentário está ai...)
Mas, se você discorda da minha posição visite o Blog da “Petobráis”...
Mas não discorde!
No Blog da “Petobráis” não há ”nenhum grande problema com a democracia”,
BASTA NÃO DISCORDAR!
Grandes redes de comunicação estão sendo pressionados para...”sabe como é, né”... você leu?
Aqui, por enquanto, pode comentar à vontade...
Se “encher meu saco” eu extirpo o comentário.

E vá em frente com suas crenças...
Se tem família, imagino que espere um grande futuro para eles!
Crie um Blog e defenda o que você acha bom para o futuro dos seus filhos!