Aos Blogueiros Decentes

Ainda que teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos,

como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...

(Saint-Exupéry)




3 de junho de 2009

AF 447 - O Futuro... chegou?

Desde o "Flash Gordon" (os mais velhos devem conhecer), passando por “Perdidos no Espaço” até o mais recente “Jornada nas Estrelas” a gente ouve, vez por outra, que o homem iria construir máquinas tão perfeitas que acabaria sendo dominado pela sua obra...

A respeito do vôo AF 447 especialistas em aviões tem afirmado, como hipótese (baseada em acontecimentos recentes com outras aeronaves), que uma das possíveis causas para a tragédia do Air France pode ter sido algum tipo de falha eletrônica nos computadores de bordo, que fez os comandos entenderem que o avião estava em risco e travou qualquer possibilidade dos pilotos reassumirem os comandos.
Considerando essa hipótese temos um avião tão perfeito e tão seguro...
que para se proteger de eventuais erros humanos dificulta a possibilidade da ação humana em tempo que poderia impedir a tragédia.

Será que é esse o “Futuro que já chegou”????

2 comentários:

Luciano Mathias disse...

Vc esqueceu de mencionar o Exterminador do Futuro, onde as máquinas dominam o mundo e o seriado Lost, onde um avião cai e os sobreviventes ficam perdidos...
só espero que não cheguemos nem próximos disso...

abs

André disse...

Conheci um funcionário da Shell que era responsável em garantir que os equipamentos de segurança estivessem em perfeita ordem para de fato garantir a segurança em caso de risco. Ele me garantiu, pra minha surpresa, que toda falha é humana e que não há a possibilidade de existir falha mecânica ou eletrônica. O equipamento eletrônico ou mecânico é preciso, você aperta o interrupitor e a luz acende! Quando isso não acontece foi por motivo de mal uso, falta de manutenção, revisão etc, questões inerentes da falha humana. Este raciocínio faz sentido pra mim, até mesmo porque ví um respresentante da Air France dizer em coletiva que os sensores que causaram a pane não tinham sido revisados (http://www.agora.uol.com.br/brasil/ult10102u578532.shtml). Se o sensor é falho, mal contruido e duvidoso e ainda assim decidimos usá-lo, em caso de acidente, a falha é HUMANA! Entendeu? Não culpemos a tecnologia e nem sejamos tão pessimistas, porque tecnologia é BOM D+!